• Comentários: 0
  • 04 March 2015 14:12
  • em Jeunesse
  • por kadupimentel
  • Visitas: 1928
  • Última modificação: -/-
  • (Votos 5.0/5 Estrelas) Total de votos: 5

CARACTERÍSTICAS PARA O SUCESSO EM VENDAS

15 1

Trabalhar e ter sucesso com vendas, de qualquer tipo, requer o desenvolvimento de algumas habilidades e também que você conserve bons hábitos e rotinas no seu dia a dia.


Não é fácil, e nem é pra ser! No entanto os resultados de um vendedor que consegue construir e preservar as características pessoais que elencarei neste post são inacreditáveis e valem a pena.


Em qualquer negócio vender é tão importante quanto respirar! Você pode ter o melhor negócio, produto ou serviço em suas mãos para oferecer, mas se não souber ou não tiver as estratégias, atitudes e predicados necessários, provavelmente não terá nenhum resultado satisfatório, será engolido pela concorrência, vai desanimar e terá que fechar suas portas.


Logo, o quanto antes entender o que tem que ser feito e, sobretudo, desenvolver o autoconhecimento, a autocrítica e conhecer a atividade em si, melhor!


1. Equilíbrio Emocional


Vender é intenso! É uma atividade que provoca uma turbulência de emoções opostas em um período muito curto de tempo e por repetidas vezes. O "sim” e o "não” caminham lado a lado, fazem parte da sua atividade, às vezes vão até pra casa junto com você.


Tristeza e alegria, depressão e êxtase, motivação e dúvida, certeza e questionamentos, fechar um contrato e perder um contrato, conquistar um cliente e ser menosprezado por outro, ouvir elogios e engolir reclamações.


Em uma semana, um vendedor passa por mais altos e baixos do que a esmagadora maioria das pessoas passam na vida toda.


Por isso é importante que você mantenha seu aspecto emocional forte, sabendo que isso é normal. Sou do princípio que quando sabemos que algo vai acontecer, enfrentamos com mais naturalidade quando algo acontecer e principalmente, sabemos o que fazer neste momento.


Seu papel aqui é seguir em frente e, em momento algum, jogar a toalha e desistir. Tenha em mente que todo bom produto, serviço ou negócio possui milhares de consumidores, parceiros e investidores interessados, mas que ao mesmo tempo, obviamente aparecerão durante sua jornada, pessoas desinteressadas.


Compense em números, em quantidade, em volume e em dedicação. Acredite no seu potencial e no que está oferecendo. Use sempre os "nãos” para se fortalecer e para melhorar. Avalie sua performance que você vai se sair cada vez melhor nas próximas visitas, prospecções e apresentações.


2. Persistência e Resiliência


Persistir tem a ver com tempo. Seguir fazendo o que é pra ser feito, mesmo que o resultado atual não seja o almejado. Sucesso não é encontrado, é alcançado! É um processo, um caminho longo a ser percorrido e você precisa passar por todo ele para ser merecedor.

As pessoas tendem a buscar atalhos ou a pedir por um caminho mais fácil! Ao invés disso peça serenidade e força para seguir em frente pelo tempo que for necessário.

Resiliência é um conceito físico. É você ter a capacidade de, em condições de estresse, dificuldade e desafios, manter-se íntegro, fiel aos seus valores e objetivos e transpor os problemas.

Toda atividade proporciona momentos de angústia, frustrações e situações, muitas vezes, de extrema dificuldade e dúvida. Também, fatores externos, especialmente no aspecto pessoal, vão influenciar no seu trabalho, no seu foco, no seu dia a dia. Caberá a você decidir como reagir diante destas adversidades.


Sugiro que reaja com coragem e saiba que toda dificuldade é passageira, mas que desistir é pra sempre.


3. Ritmo e Foco


Venda é uma atividade diária. Você não trabalha com vendas, você tem que respirar vendas! Um bom vendedor está vinte e quatro horas por dia vendendo, antenado às oportunidades, oferecendo soluções às pessoas, sem ser inconveniente, mas sendo um consultor.


Você deve vender todos os dias. Organizar sua agenda para que todos os dias você visite clientes, faça prospecções, apresentações, agende follow ups, fomente relacionamentos. Este ritmo é indispensável para seu sucesso. As pequenas experiências e vitórias diárias vão fortalecer sua crença e você estará, a cada dia que passa, transbordando mais energia e alegria.


Além de ritmo, é importante que você esteja focado durante seu trabalho. Que você deixe as distrações de lado e faça pra valer, com muita intensidade e dedicação.


Atenha-se apenas àquilo que é relevante para seu resultado. Na hora da venda dedique toda sua atenção ao seu prospecto, ao seu produto, ao seu comportamento e ao do seu cliente. A venda mais importante é sempre a que você está fazendo no momento, independente do volume da transação, do potencial do cliente ou das oportunidades indiretas.


Desligue-se do mundo exterior e foque 100% na preparação, no resultado, na excelência, na certeza que vai fechar a venda pois isso será bom para seu prospecto!


4. Disciplina e Organização


Ter disciplina é você se autoprogramar para fazer aquilo que você se propôs a fazer, seguindo as regras, estratégias e planejamentos que você se propôs a seguir. É, ao traçar um objetivo, ter o hábito de fazer exatamente aquilo que vai te levar a atingi-lo, independente das condições limitantes.


No entanto, como dito, é importante que você tenha um planejamento. Que você se organize para saber os passos que deve dar, a trajetória que terá que percorrer. Que tenha uma agenda diária de atividades que vai, aliada à disciplina, te conduzir ao atingimento das metas de curto, médio e longo prazo que definiu.


Que você, como bom vendedor, tenha uma rota a seguir, uma lista de prospectos a visitar, uma cartela de clientes a atender, uma planilha das vendas que fez, e continue gerando muita demanda na sua rotina diária. Portanto, organize-se!


5. Atitude

Nada disso fará sentido se você não tiver atitude. Atitude de vencedor! De alguém que sabe onde quer chegar e dará seu máximo todos os dias! Que não se esconde e vai à luta de maneira incansável! Que toma a decisão de sacrificar hoje para colher no futuro! Aposta alto porque acredita em si mesmo!


Não deixe, em nenhum momento, dizerem que você não vai conseguir ou que você não é capaz! Só você é o senhor do seu destino! E você SERÁ RECOMPENSADO na medida das gotas de suor que estará disposto a derramar!


Sucesso e bons negócios!

Compartilhar
  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Nenhum comentário...

Comentar

Nome:: Esse campo é requerido.
Endereço de email: Esse campo é requerido. Não visível
Website::
Captcha:: Esse campo é requerido.
Comentário: Esse campo é requerido.