06 August 2017 15:14 0 Comentários

COMO TER UMA LISTA DE CONTATOS INFINITA

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em Jeunesse por kadupimentel Visitas: 1710 4 0
É comum ficarmos preocupados quando nossa lista de contatos está acabando.

Normalmente isso ocorre por alguns motivos, motivos que os profissionais em nossa atividade aprendem a contornar e se desenvolver. Veja se alguma situação se encaixa no seu negócio e vamos trabalhar para melhorar!

1. Você fez uma lista pequena, pré-julgou diversos contatos ou, sequer, fez uma lista profissional.

Isso é um erro comum a muitos. Encontramos diversos distribuidores que negligenciam a importância de ter uma lista profissional, organizada, com os prospectos qualificados e em constante atualização.

E quando fazem a lista, normalmente fazem com poucos nomes, param de fazê-la no meio do caminho (fazer uma lista profissional realmente leva tempo), e deixam de inserir algumas pessoas por achar que não tem perfil, não teria dinheiro ou já tem dinheiro demais, não teria interesse, exerce uma profissão supostamente incompatível, ou simplesmente por ter perdido o contato com essas pessoas e até por "não ir com a cara" de Fulano ou Ciclano.

DICAS:

- faça uma lista profissional! *Nome, telefone* (ou outro contato até que vc consiga o número de telefone do prospecto), *cidade/UF* e *perfil* (algumas características e informações úteis do prospecto), são dados fundamentais para ter na sua lista.

- Mantenha sua lista atualizada, anotando sempre as datas e informações extraídas de quando você fez contato com a pessoa, quando você a convidou para assistir o plano, quando ela viu o plano, data dos próximos follow-ups e resposta ao fechamento.

- não pre-julgue ninguém. Insira em sua lista todos seus contatos do seu celular, redes sociais, lista de e-mails, cartões de visitas, prestadores de serviço (dentista, advogado, faxineira, médico, mecânico, professor...). Exercite sua memória tentando lembrar de pessoas que você não tem o contato mas que, um dia, passaram e fizeram parte de sua vida (amigos do colégio, da faculdade, professores antigos, ex-colegas de trabalho, etc.)

2. Você não se relaciona com novas pessoas e não participa de novos ambientes

Nosso negócio é "marketing de relacionamento", ou seja, divulgamos nossos produtos ou negócio para pessoas com as quais criamos ou cultivamos uma relação.

Se você vive no seu mundo fechado, sem abrir as portas para novas pessoas, para novos ciclos de amizade, para se envolver com pessoas que você ainda não conhece, provavelmente não conseguirá ter sucesso em nossa atividade pois, apesar da população ser um ativo inesgotável, você acaba limitando-o pois não se relaciona com mais pessoas além do seu ciclo de relacionamento atual.

DICAS:

- seja mais relacionável. Sorria mais, seja educado, simpático, irradie energia positiva, não tenha vergonha de puxar papo com as pessoas até então desconhecidas.

- vá pra rua, ao shopping, banco, parque, com a missão de pegar contatos conversando com as pessoas.

- frequente novos ambientes, novas academias, salões de beleza, clubes, associações, novos grupos de amigos, grupos de negócios, cursos, conheça os amigos de seus amigos, amigos da sua família.

- organize eventos para exposição dos nossos produtos (brechós, bazares, estabelecimentos voltados à beleza e estética, condomínios...), onde você possa conhecer gente nova, pegar contatos e fazer novas amizades.

3. Você não costuma pedir indicações

O medo e a vergonha são dois dos maiores sabotadores do sucesso que eu conheço. Distribuidores que deixam de pedir indicações por vergonha ou medo do que as pessoas podem dizer, é porque não têm um sonho forte o suficiente. É verdade, também, que às vezes esquecemos de pedir indicações, e quando pedimos em um momento inapropriado, não temos um resultado tão satisfatório.

Indicações ou recomendações são a alma da lista em constante crescimento. Se você consegue apenas UMA indicação de cada pessoa que você apresenta os produtos ou o plano de negócios completo, logo, sua lista torna-se infinita!

DICAS:

- nunca saia de uma apresentação do produto ou do negócio sem pedir indicações, especialmente se o seu prospecto é apenas um consumidor, ou está indeciso ou não quis comprar seu produto ou seu negócio. Peça sempre NA HORA (no final de uma apresentação ou fechamento) as indicações. Se deixar esfriar, talvez a pessoa não queira mais te ajudar com isso.

- crie uma estratégia de presentear um prospecto com um sachê de Ageless para cada 5 contatos que ele te indicar. Gentileza gera sempre gentileza.

- entre em contato com as pessoas que mais te amam (mãe, pai, avó, avô, filhos, tios, irmãos, primos, melhores amigos...) ou pessoas que você já apresentou e gostaram da Jeunesse e peça ajuda. Explique que você tem algumas metas e seria importante que eles te ajudassem, passando a você alguns contatos de pessoas que poderiam se interessar pelo seu produto ou negócio. Quantas indicações? O máximo que puderem!

- sempre que pedir indicações, peça indicações qualificadas (contatos que tenham perfil comercial, contatos que trabalhem com algo relacionado a estética ou beleza, contatos de empreendedores, contatos que estejam desempregados ou precisando de uma renda extra, que gostem de cosméticos, maquiagens, etc)

- peça para que o recomendante (quem está te indicando alguém), se possível, avise o indicado que você entrará em contato para falar de um assunto de interesse dele. Ele vai "esquentar" o contato pra você.

4. Você não está usando a internet e as redes sociais de maneira profissional

A maneira mais fácil de queimar contatos é poluindo suas redes sociais. Realizar postagens de maneira amadora, sem critério, especialmente no começo do seu negócio, é perder o gatilho da curiosidade, e muitas vezes, do interesse, no seu prospecto. A internet e as redes sociais são ferramentas importantes para prospecção, mas se utilizadas sem profissionalismo, o feitiço vira contra o feiticeiro. Escancarar em seus perfis e timelines que você faz parte da Jeunesse, que você vende produtos, que você recruta pessoas, não é a melhor estratégia para quando você quer ser mais eficiente em sua prospecção.

DICAS:

- agregue valor e gere conteúdo positivo em suas redes sociais, sem mencionar Jeunesse, Marketing Multinivel, Oportunidade, Vendas, produtos, etc.

- use o marketing de atração, ou seja, atraia pessoas para te seguirem por postagens interessantes, de felicidade, motivação, perspectivas, negócios, estilo de vida, viagens, sucesso, etc.

- caso queira utilizar ferramentas de marketing digital para prospecção, procure um profissional para te orientar ou faça alguns cursos antes de se aventurar por esse novo mundo (perfil profissional no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter, site, funil de vendas, etc).

A partir de agora, com essas técnicas, esgotar sua lista de contatos passa a ser uma escolha e não uma consequência.

Contem sempre comigo!

Sucesso e bons negócios!
Última modificação: -/-
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