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  • 05 November 2014 19:55
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  • por kadupimentel
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POR QUE MARKETING DE REDE?

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Algumas pessoas (principalmente os brasileiros) ainda teimam em não acreditar, ou melhor, em não aceitar o marketing de rede!

Como diria um grande amigo meu: "Santa ignorância"!

A maioria das objeções ao incrível modelo comercial do marketing de rede se dá no sentido da emblemática confusão que se faz com esquemas criminosos, chamados de "pirâmide financeira".

Só que falar que marketing de rede é pirâmide, é a mesma coisa que falar que instituição bancária é esquema de agiotagem!

Parece absurdo... e é! Existem bancos, e existem agiotas... existem empresas de marketing de rede e existem golpes de pirâmides. Podem existir algumas similaridades, mas uma coisa não é a outra, simples assim. Ignorância pura! Só que vou falar sobre essas diferenças em outro post.

O marketing de rede, ou network marketing, ou ainda marketing multinível nada mais é do que um modelo de distribuição de produtos. Uma empresa contrata e treina representantes para que, através da venda direta, posicionem seus produtos no mercado e, ao mesmo tempo, autorizam e dão autonomia para que estes representantes, caso queiram, também possam formar e treinar suas próprias equipes de vendas e ser comissionado à medida da produtividade de suas equipes.

 "Ahhhh.. então é só isso?". Exatamente!

Assim como na sua empresa, provavelmente, existe um Diretor Comercial, que ganha uma porcentagem sobre o que seu departamento produzir, e um Gerente que também ganha uma porcentagem (menor) sobre sua equipe de vendas, e a força de vendas, onde os vendedores são comissionados com base no que venderem.

Diga-se de passagem, conheço vários vendedores que ganham mais do que supervisores, gerentes e até diretores de empresas! Magnífico! Vendeu mais, trabalhou mais, agregou mais, ganha mais!

A EFICIÊNCIA deste modelo é indiscutível!

Os representantes ou distribuidores são independentes, verdadeiros micro-empresários. São pagos mediante suas performances, em um sistema meritocrático, algo que o mundo já provou ser mais eficiente do que o salário fixo. A propaganda utilizada também é, comprovadamente, a mais eficiente: o boca a boca. As vendas diretas, com sua pessoalidade tradicional, pelo relacionamento próximo vendedor-consumidor, é igualmente muito mais eficiente, gera mais fidelização e traz mais segurança aos contratantes.

Os produtos das empresas que atuam nesse segmento são formidáveis. Grande qualidade, altíssimo valor percebido, com preços extremamente competitivos e o poder da exclusividade!

E por que a rede? Ora, pelo mesmo motivo que as empresas formam uma rede de filiais, ou as franqueadoras formam sua rede de franqueadas, ou um gerente de vendas forma uma rede de vendedores: ALAVANCAGEM!

Alavancagem de tempo, alavancagem territorial e, consequentemente, alavancagem financeira!

Isso sem falar que os riscos, neste modelo, não existem se comparados a qualquer negócio tradicional e você pode usufruir de todos e ainda maiores benefícios que um negócio tradicional de sucesso oferece. E tudo isso com flexibilidade de horário e de local de trabalho.

"Maiores benefícios...?". Sim! Vejamos alguns...

FORTUNA: você pode construir fortuna com esse modelo! Pode mudar sensivelmente o rumo da sua vida em alguns anos de trabalho e especialização.
AMIGOS: você vai conhecer e formar verdadeiros amigos. Terá contato com dezenas de milhares de novas pessoas! Pessoas brilhantes que compartilham dos mesmos princípios, valores, ideais. Pessoas positivas, que têm sonhos e ambições em comum, que apoiam genuinamente umas às outras e que passarão juntas pelo mesmo processo de profissionalização, pelas mesmas dificuldades e vitórias.
LIBERDADE: de tempo, financeira, de escolhas!
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL: você desenvolverá dezenas de habilidades, a partir de inúmeras experiências, que farão de você uma pessoa e um profissional melhor. Vendas, liderança, negociação, oratória, relacionamento, educação financeira, conceitos de administração e contabilidade, respeito, ética, gratidão, humildade, amizade, cumplicidade...

Se você acha isso importante, a melhor ferramenta e com melhor custo-benefício é o marketing de rede.

Mas é claro, que tudo tem que ser conquistado. Não existe fórmula mágica! Só funciona com uma boa pitada de dedicação, comprometimento, transpiração, resiliência... aliás, como em tudo na vida, o sucesso é medido pelas gotas de suor que você derramar.

Eu acredito muito neste modelo e concordo quando Eric Worre diz: "O Marketing de Rede não é perfeito... Só é melhor".

Sucesso e bons negócios!

Dicas de leitura:
"GO PRO - 7 PASSOS PARA SER UM PROFISSIONAL DO MARKETING DE REDE" - Eric Worre
"O NEGÓCIO DO SÉCULO XXI" - Robert Kiyosaki

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